terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que é e não é o escutismo...

O que é o Escutismo:

Educação para a vida - Como escuteiro, o seu filho vai aprender a conhecer-se melhor e a amar o mundo. O Escutismo complementa a acção da escola e na família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos. O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber.

O Escutismo educa com divertimento - Como escuteiro o seu filho pode brincar aprendendo. Através de programas adequados aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se física, intelectualmente, social e espiritualmente. O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

Baden-Powell, disse um dia que o escutismo era: “... um alegre jogo ao ar livre, onde homens e rapazes podem, em conjunto, entregar-se à aventura como irmãos mais velhos e mais novos, colhendo saúde e felicidade, habilidade manual e espírito de serviço. (...) A intenção do Movimento dos Escuteiros e das Guias é formar homens e mulheres como cidadãos possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço.”


O que Não é o Escutismo:


Um espaço onde “despejar” as crianças e jovens de forma a ocuparem-se quando os pais não sabem o que fazer com eles

Uma empresa de actividades de ar livre.

Uma Empresa organizadora de Colónias de Férias.

Uma Organização de Prestação de Serviços e mão-de-obra barata.

Os chefes meros monitores



BP considerava não ser o escutismo: “...uma organização de caridade para ser dirigida por pessoas da alta sociedade para benefício das crianças pobres; Não é uma escola com programas definidos e critérios de exame; Não é uma brigada de oficiais e soldados onde, à força de paradas e formaturas, se inculta virilidade nos rapazes e nas raparigas; Não é um espectáculo onde se obtêm resultados superficiais por meio de uma remuneração em insígnias de competência, medalhas, etc.”

Excertos de B.P. e de uma Raposa que não se importa de partilhar….
 
Henrique, desculpa a ousadia de te roubar este texo, mas explica bem no erro que as vezes se cai. Obrigado.
Um ATL, Atelier de Ocupação dos Tempos Livres

Sem comentários: