quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ficam as respostas ao postalinho do dia de BP... Obrigado a todos

hoje dia do Pensamento, aniversário do nosso fundador gostaria de partilhar convosco a seguinte mensagem.


É impossível imaginar como seria a minha vida se não fosse escuteiro.

Posso seguramente afirmar que metade das pessoas mais importantes para mim, entraram na minha vida através do escutismo.

Que metade dos meus conhecimentos e aptidões foram adquiridos no movimento. Que metade dos meus sorrisos surgiram envolvidos no ambiente escutista. E que muitas das minhas lágrimas escorreram ou ficaram contidas advindo de momentos escutistas.

A marca deixada pelo Escutismo é indelével! E tanto mais marcada quanto mais nos enleamos neste movimento.

É duro ser-se escuteiro! É exigente, trabalhoso, por vezes não recompensador, ocupa muito tempo, gasta muita energia... È frequente o comentário “mas ainda estás naquilo lá dos escuteiros?”. Sim, estou! Porque sinto que ainda tenho muito a aprender, muito a dar aos outros. Porque quero transmitir os conhecimentos que recebi e quero continuar a fazer parte da educação dos jovens (encontrando-se entre estes, eu mesmo).

Todos nós, os de “cá de dentro”, temos noção da importância do escutismo na vida dos jovens e do impacto que este tem no seu futuro papel de cidadãos. No entanto, sinto como uma das nossas missões mais actuais dar a conhecer “aos outros” esta nossa competência. De que os acampamentos e as escaladas e os nós direitos e os raides são apenas ferramentas para obter o que realmente é importante, o contributo para a formação dos jovens como bons cidadãos, atentos ao que os rodeia e elementos intervenientes na sociedade, com carácter, confiança em si próprios e nas suas competências.

Julgo que é esta a melhor forma para continuarmos a crescer.

E porque Baden Powell faz anos hoje, Parabéns! A ele e a todos os que perpetuam o seu trabalho, fim-de-semana após fim-de-semana, a cada reunião, a cada conselho de guias, em cada caçada ou ao redor de cada fogueira...!

Deixo-vos com as Palavras dele,

“Fiquem contentes com o pouco que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior.
Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que como o encontraram, e, quando chegar a vossa hora de morrer, podereis morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "sempre alerta" para viver felizes e para morrer felizes. “

Baden Pwell

Abraço Amigo

Ernesto Machado


___________________________________________


"Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas.
Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à
outras pessoas." BP , carta de despedida

Um resto de bom dia de BP para Todos. Que a chama que ele acendeu nunca se
apague em NÓS!

Ricardo Matos


___________________________________________________


Um testemunho:
Na sequência da tragédia que assola a ilha da Madeira, ontem cruzei-me com um grupo de escuteiros do CNE e da AEP que procediam à limpeza da Rua da Carreira. Lamentámos não ter podido realizar a actividade conjunta do Dia do Pensamento, que teria tido lugar no passado domingo. Disse-me o chefe Hélder da AEP:
-Chefe, estamos a comemorar BP. Isto é o verdadeiro espírito de Baden-Powell. Termos tantos jovens na rua a trabalhar arduamente em prol do próximo, é uma grande manifestação de solidariedade e espírito de serviço... BP deve estar muito orgulhoso deles.


Oscar (Dirigente Madeirense)


_________________________________________________


Nunca se esquece, nem o dia nem as finalidades educativas, mote grande que nos faz andar por aqui em serviço,

Forte abraço e bons ventos
roaz



Sem comentários: