quarta-feira, 22 de abril de 2009

Faz hoje dois anos que fui investido dirigente...



No fim de semana antes de fazer dois anos de dirigente eis que fui observador do cenáculo regional de portalegre e castelo branco... São dois anos de alegria constante e de grande responsabilidade. São dois anos que apenas fazem sentido pela dádiva que podemos oferecer aos outros...Mas melhor do que vos falar das imensas alegrias que podem advir de se ter um lenço verde e assumir a responsabilidade de ser irmão mais velho eis as conclusões a que os jovens caminheiros chegaram no cenáculo. 

Conclusões/Recomendações a nível Regional

  1. Os órgãos competentes da Junta Regional devem tomar medidas no que respeita a impedir que agrupamentos organizem actividades quando as datas destas coincidirem com actividades regionais ou nacionais.
  2. A Junta Regional deve disponibilizar o plano anual com maior antecedência para que os agrupamentos possam adequar o seu plano, evitando a sobreposição das actividades.

Conclusões/Recomendações a nível de Agrupamento

  1. Os dirigentes devem incentivar e aconselhar os seus escuteiros a optar por actividades regionais ou nacionais, em detrimento de outras que possam surgir.
  2. Os dirigentes e caminheiros com voto no Conselho Regional devem ser sensibilizados para que tomem decisões conscientes no que diz respeito a aprovar o plano de actividades, sendo que essa decisão deve ser tomada como um compromisso em participar nas mesmas.
  3. Os caminheiros devem ter oportunidade de fazer caminhada em Clã e viver o caminheirismo ao invés de se ocuparem a tempo inteiro a auxiliar outras secções. Isto é fulcral para que o amadurecimento destes homens seja completo, para que seja possível formar bons dirigentes no futuro, a fim de proporcionar escutismo de qualidade. A IVª secção tem uma mística própria como todas as outras, cujos elementos estão numa fase de transição e maturação em que tomam as suas próprias decisões, devendo por isso ser apoiados.
  4. Para o bom funcionamento do clã e formação dos seus elementos é necessária a existência de um dirigente que se responsabilize e oriente, uma vez que existem vários clãs na região em que isso não acontece.

Conclusões/Recomendações a nível da IVª

  1. Os caminheiros devem participar em actividades regionais/nacionais, pois são mais ricas que simples actividades de agrupamento, uma vez que aí podem  comparar experiências e entrar em contacto com outras opiniões e realidades.
  2. Os caminheiros devem lutar pelos seus direitos como secção, de ter actividades próprias e idealizadas para eles, tendo um apoio equitativo relativamente às outras secções, tendo também um dirigente que os oriente e represente.
Afinal concluímos o que BP imaginou para o escutismo...

Sem comentários: