segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Compostela em Peregrinação 2009

Compostela 2009. Foi com chuva cerrada que apanhei o comboio de Lisboa - Porto na passada quarta feira antes de almoço (19,50). A viagem foi tranquila e ao chegar ao Porto e com a acalmia da chuva deu para fazer a travessia de cerca dos 8Km que ligam a Campanhã ao local dos autocarros Praça da Galiza (-7,25 por ir a pé). Deu para tirar fotos e olhar de novo uma cidade que conheço mal que que adoro pelo cheiro e pelas gentes. Lá fui perguntando e segui as placas que me ligavam aos autocarros. Tive ainda tempo para comer alguma coisa num café antes da derradeira viagem (3,20 bola, café e bolo). 
Mais algumas horas e meio a dormir lá cheguei, enganado pelo Sr. dos autocarros que me garantiu que o preço era igual se comprasse logo o bilhete de vinda (27,00). Cheguei a Santiago às 20h15m, com um total de 9h de viagem alternadas pelo carro, comboio, pézinhos e autocarro. 
Lá estava a Inês com a lágrima no olho a minha espera. Quase um mês sem te ver. Trocamos as primeiras impressões e lá fomos em direcção a casa contando as últimas novidades. Em casa a Adriana estava a nossa espera com a minha melhor refeição naquele dia (0,0). A casa embora pequena e acolhedora estava paga (0,0) o que é sempre benéfico na estadia de 4 noites onde mesmo em albergues se pagam cerca de 6 a 10 Euros. 
Nesse final de noite deu para meter a conversa em dia e actualizar as novidades de um mês que eram mais que muitas... 

Quinta feira dia 5.
Acordamos já tarde e como alguns tinham que estudar foi tempo para pequenas voltas, onde o frio nunca deu descanso. Tempo para cafés e chocolate quente. Jantamos em casa já tarde e eu fascinado por esta terra tão cheia de história... 

Sexta feira dia 6.
Dia de frequência para alguns. Tempo para sozinho fazer o meu reconhecimento. Fui aos lugares míticos mais conhecidos, mas também aqueles que me lembro de todas as vezes que lá estive com os Escuteiros. Tive tempo para me passear pela zona velha e ver a alegria do povo Espanhol, onde só mesmo o frio não deu descanso. Por volta das cinco da tarde já estávamos todos a beber um chocolate e a comer uma empanadinha no café a Dona. Combinamos ir com a Patrícia (outra amiga Tuga a estudar artes por lá) ir jantar a um dos tascos típicos. A janta foi animada e comemos um bocadinho de tudo (30,00) a dividir por todos. Até foi barato. Comida, bebida, diversão... Tempo ainda para irmos gastar mais (10,00) em canhas e uma cidrazinha para aquecer do tanto frio. No caminho para casa ainda tempo para algumas fotos de recordação.

Sábado, dia 7.
Acordamos já com o frio e tempo para logo de manhã dar umas voltas a procura de uma prenda para a Rosa (0,0) não encontramos nada de jeito. Fomos também a catedral e foi linda. Embora em obras a catedral é um local de misticismo que não tem igual e que me faz sentir bem. Tiramos algumas fotos. Pouca gente na rua, também devido ao frio. (Renato tirei a foto a frente da Catedral e realizei a promessa de lá voltar, não foi, foi a pé, mas ainda temos tempo).
Jantamos em casa da Patrícia e depois ainda tivemos tempo para ir beber mais uma canha. (3,70).

Domingo, dia 8.
10h - Saída de Santiago. A Inês acordou cedo e foi me levar aos autocarros.(27,00) Portou-se bem e só chorou quando viu o autocarro em andamento. Em breve estaremos outra vez juntos. Já levo o sentimento de saudade comigo. Foram 4 dias fantásticos.
No Porto e com chuva optei por ir de táxi (7,25) grande asneira. O tipo tentou burlar me e só depois de ameaçar coma policia é que disse que só pagava metade. Fugareiros murcões...
Almocei (6,50) e as 14h apanhei o comboio (19,50).

Foi uma viagem brutal. Adorei todos os bocadinhos. Gastei cerca de 155,00 e estive de quarta a domingo. Melhor que isso pude estar com a Inês. (Não te esqueças dos ovos...)
Devia tirar mais fins de semana grandes e ir passear. 

Fotos ponho amanhã...

1 comentário:

E. disse...

Viva!!!!

Estive contigo em Drave e desde aí que tenho seguido o teu Blog e encontrei algo que me interessa e muito ;D

Na vinda de Santiago para o Porto qual foi a Empresa que te transportou?? É que vou a pé a Santiago e na vinda preciso de um transporte.

Obrigado
elden.carones@gmail.com