sábado, 13 de dezembro de 2008

A nossa Lua

Fotografia: Enric Vives-Rubio

Ontem a noite fui jantar a casa da Joana... Tentamos que fosse o nosso jantar de natal, e pronto cada um vive o natal da sua maneira mais peculiar, e por isso olha. Foi brutal e o jantar foi mesmo bom. A Sr. Bimbi fez mesmo maravilhas. 
Quando cheguei a casa (por volta das 4h) olhei para o céu e lá estava ela. A nossa e velha Lua. Hoje li no público que há 15 anos que a Lua Cheia não estava tão perto da Terra. Foram 30 mil quilómetros a menos do que o normal (dados da revista, não que Eu saiba). A lua tem uma órbita elíptica à volta da Terra, por isso não está sempre à mesma distância do planeta. Ontem esteve só a 363.000 quilómetros, por isso apresenta-se aos nossos olhos 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante. Foi mesmo brutal. Por momentos ainda pensei que era um sinal, estilo aquelas coisas que só a malta que bebeu um copo ao jantar consegue ver. Estilo ganhas-te o euromilhões, alguém acabou a tua tese, cenas do género. Afinal era só mesmo a Lua que estava todos aqueles kilómetros mais perto. 
Ontem foi mesmo o dia das coisas estranhas. Vi na TV o nosso amigo Heley (escrito assim, para ver se ele não descobre o blog numa pesquisa avançada no google) em protesto na Serra da Estrela. Brutal. Alguém a protestar ao frio e a nevar forte, sozinho por uma causa que é de nós todos. Parabéns Sr. Nem todos os dias vemos gente a protestar pelas Barbaridades que se fazem na Serra da Estrela. Ontem mais uma vez foi adiado no parlamento uma votação devido ao número de faltas (pensamento meu - estavam a caminho da Serra para apoiar o Heley. Que solidários são os nossos deputados...).

Miguel Ferrão

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.